(85) 3034.7129 | 98670.7530
contato@ifte.com.br

Manutenção Automotiva



RESUMO

O Curso Técnico em Manutenção Automotiva tem por objetivo habilitar profissionais para realizar a manutenção e a inspeção de sistemas automotivos, participar da gestão de recursos utilizados nos processos produtivos e de manutenção e participar do processo produtivo de veículos automotores, seguindo as normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e especificações do fabricante.

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

Realiza diagnósticos, elabora e executa planos de manutenção e instalações de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos. Avalia e busca melhorias quanto à emissão de gases poluentes e às condições gerais de funcionamento e segurança do veículo. Coordena e realização dos diversos tipos de manutenção de veículos e máquinas agrícolas. Controla o registro, seguro e documentação de veículos automotivos. Interpreta desenhos técnicos. Aplica técnicas de medição e ensaios.

GUIA DA PROFISSÃO

Para ingressar na profissão, o estudante necessita ter afinidade com disciplinas como: Desenho, física e informática. O Técnico em Mecânica Automotiva está ligado diretamente a veículos automotores de pequeno e grande porte. Dentre as atribuições básicas desse profissional, podemos destacar o planejamento e a supervisão da manutenção automotiva. Além de gerar especificações técnicas, ele também presta assistência na aquisição de materiais para reposição e estocagem de peças de máquinas e equipamentos. Realiza diagnósticos, manutenção e instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos. Avalia e busca melhorias quanto à emissão de gases poluentes e às condições gerais de funcionamento e segurança do veículo. Coordena equipes de mecânicos para os diversos tipos de automóveis. Controla o registro, seguro e documentação de veículos automotivos.

FORMAÇÃO

A grade curricular do Curso Técnico em Manutenção Automotiva é constituída de elementos essenciais para capacitação do profissional, tendo como referência a estruturação do setor produtivo e os indicadores de tendências do mercado. As disciplinas orientam o aluno mediante a formação básica para manutenção de motores e sistemas automotivos, conferindo competências de planejamento e execução para o profissional.

MERCADO DE TRABALHO

O Técnico em Manutenção Automotiva poderá exercer atividades em empresas públicas e privadas de serviços automotivos, tais como: montadoras e concessionárias de veículos, empresas de ônibus, locadoras de automóveis e oficinas especializadas. Considerando o aspecto do empreendedorismo, o profissional poderá, também, constituir seu próprio negócio. O setor automotivo possui elevada oferta de vagas, porém exige mão-de-obra especializada.

OCUPAÇÕES LIGADAS À ÁREA DO CURSO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA

PRÁTICA

O Curso Técnico de Manutenção Automotiva permite a prática curricular ao aluno por meio de estágio supervisionado em empresas. Essa ponte entre a sociedade e a escola proporciona a transformação do conhecimento teórico em um instrumento de aplicação na vida profissional. O estudante é acompanhado pelo professor-orientador, que verifica as condições do estágio e intera-se do mercado de trabalho atual. O estágio corresponde a 400 horas/aula e poderá ser realizado logo após a conclusão do terceiro semestre.

Duração: 3 semestres, sendo 1.200 horas de aula e 300 horas de estágio supervisionado.

Turmas:

Cursos Técnicos



Cursos Profissionalizantes



Cursos de Pós-Graduação

Girohost - Soluções em Tecnologia